Contactos

S.O.S.GARDEN jardim & piscina

Empresa verificada
  • Pessoa de contato: Denis Furlan
  • Telefone: +55 (12) 9791-04-43
  • Endereço postal: Rua sebastiana F. de oliveira, 195, caraguatatuba, São Paulo, 11677-100, Brasil

Renovações do site

CUIDADOS COM O JARDIM NO OUTONO

CUIDADOS COM O JARDIM NO OUTONO

19/03/12

COMO CUIDAR DE SEU JARDIM NO OUTONO
Com a chegada da nova estação o Outono, os dias voltam a ter a mesma duração que as noites, época de hibernação de muitas espécies, muitos paisagistas do litoral norte e de Caraguatatuba aproveitam para combater as pragas neste momento temos também uma diminuição da umidade do ar. Tais mudanças influenciam as plantas, elas começam a produzir o ácido abscísico, hormônio presente na base das folhas, que faz com que elas comecem a cair, isso acontece para a redução de energia, já que os dias são mais curtos, e a temperatura já começa a apresentar uma diminuição.

Os cuidados necessários para o jardim nesse período são indispensáveis. Depois das altas temperaturas do verão, as plantas precisam de cuidados, para se prepararem para o inverno.
Ideal é fazer uma reforma de jardins, faça uma limpeza geral em toda área ajardinada, incluindo também os vasos e jardineiras, eliminando ervas daninhas e retirando folhas e galhos secos.
Afofe a terra e adube, cuidado com as podas, pois não se deve podar espécies que vão florescer no inverno.
Com a perda de grande parte das folhas, temos a oportunidade de verificar as espécies que não estão em boas condições e precisam de um cuidado especial.

A irrigação nessa época do ano é muito importante, pois com o final do verão, ocorre uma diminuição das chuvas , do calor e da umidade do ar, deixando o solo mais ressecado.
Sugerimos a incorporação de Composto Orgânico, visto que o mesmo tem uma ação hidro retentora, que absorve e mantém uma quantidade certa de umidade no solo.

Cuidado com as podas: essa tarefa merece atenção!

Nada de podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada. Podas educativas (aquelas que dirigem o crescimento das folhagens) também não são recomendadas. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas.

Dicas para fazer a poda de limpeza sem erros:

Com tesouras de pontas finas é possível alcançar áreas de acesso mais difícil em arbustos e cercas vivas, mas para hastes lenhosas é essencial usar uma tesoura de poda adequada, para não “mastigar” os caules.

Use ferramentas sempre muito bem afiadas, evitando danificar as plantas.
Para podar folhas mortas, faça um corte limpo, na extremidade do pecíolo, exatamente onde a haste da folha encontra o ramo.

Dê uma ajuda para as plantas que precisam de apoio.

De uma maneira geral, as plantas no outono perdem uma boa parte de suas folhas, o que oferece uma ótima oportunidade para verificar as condições das plantas que precisam de suporte, tutores e treliças. Verifique as condições gerais destes apoios e aproveite para corrigir a condução dos ramos que cresceram durante o verão. Evite fazer cortes e podas de correção, eliminando apenas os ramos que apresentarem algum problema sério (como quebra, ataque maciço de insetos ou pragas, etc.). link text

Fonte: S.O.S.GARDEN JARDIM E PISCINA

Artigos anteriores
Jardim suspenso
Jardim suspenso

15/10/11

jardim suspenso, jardim vertical, jardim pra decorar a casa toda e trazer a natureza pra perto de nós...
ARVORES...
ARVORES...

07/08/11

Poucas plantas dão tanto prazer pessoal como a pequena árvore que nós próprios plantamos. À medida que vai crescendo, espalha uma aura de tranquilidade sobre o jardim. Em planejamento e projetos, de paisagismo, não podemos esquecer sua importância, e sua manutenção diferenciada, tanto para residencia condomínios, quanto para empresas; também em revitalização e reflorestamento...
S.O.S. GARDEN
S.O.S. GARDEN

12/07/11

Arvore-guarda-chuva